RSS

Um Encontro com Maria Pessôa



A cinesta convidada a participar do IV Curta na UNEB, Maria Pessôa,  possui experiência e conhecimento bastante significativos na área cinematográfica. A presença da cineasta na mostra de vídeos, do curso de Comunicação Social da UNEB/ Juazeiro, deverá ser um momento de debate e troca de experiência sobre as formas de fazer cinema no Brasil e, de modo mais específico, promete ser uma aproximação com as produções de cinema do Nordeste.

Natural da cidade de Recife, Maria Pessôa é graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduada na LFS - London Film School, em Londres. Possui ainda cursos de Câmera Digital e Iluminação no INA - Institut National de l’Audiovisuel, em Paris. Foi professora do curso de Comunicação Social da Faculdade Maurício Nassau, atuou como Coordenadora Técnica da Massangana Multimídia Produções e colaborou com a implantação do CANNE - Centro Técnico Audiovisual do Norte e Nordeste, estes dois últimos projetos são pertencentes à Fundação Joaquim Nabuco, localizada em Recife.

A prática filmográfica com películas de 16mm e 35mm renderam à Maria Pessôa uma lista relevante de participações em filmes de longa e curta metragens rodados em Pernambuco. A exemplo  de “Resgate Cultural - o filme”, “Tejucupapo - um filme sobre mulheres guerreiras”, “É mais fácil um boi voar”,“Por uma tecla” e do documentário “Acácio Gil Borsoi - Arquitetura como manifesto”.

Assina ainda a direção dos curtas “A carteira”, premiado no segundo Festival de Vídeo do Recife (2002), “Betahcg” e “Três contos de réis”, em que responde pela produção, direção e direção de fotografia. Foi também premiada no DOC TV IV com o projeto “Diários do Coque” - exibido em abril de 2010 em Rede Nacional pela TV Cultura e Canal Brasil, filme que será exibido no primeiro dia do IV Curta na UNEB.

Desde 1998, ministra oficinas de realização audiovisual e cinematográfica, trabalhando no fortalecimento e incentivo à cultura através das expressões e impressões que o cinema local ou nacional podem manifestar.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário